09/01/2025
Tecnologia

WhatsApp mostra quem tirou print de conversa? Entenda se é verdade

O WhatsApp mostra quem tirou print de conversa? Nesta terça-feira (17), a ferramenta Google Trends registrou um aumento expressivo de buscas sobre este tema na Internet. Não existe, no entanto, nenhuma informação oficial ou evidência de que a Meta esteja desenvolvendo — ou mesmo testando — uma função que notifique o usuário sobre uma eventual captura de tela. O boato, que já circula na web há tempos, voltou a gerar ruído entre os usuários do mensageiro. A seguir, entenda se o rumor é verdade e veja o que pode ser feito.

Conforme o Google Trends, plataforma que monitora as buscas na plataforma, as pesquisas por termos como “WhatsApp print conversa”, “print WhatsApp”, “WhatsApp vai mostrar quem tirou print” apresentaram crescimento nesta semana. A tendência parece ter sido provocada por publicações de portais que noticiaram o suposto desenvolvimento de um recurso que poderia delatar quem faz capturas de tela no app. Em nota, a Meta informou que não comenta boatos.

Ainda que a informação falsa gere alvoroço entre os usuários do WhatsApp, a verdade é que o aplicativo não notifica quando terceiros realizam capturas de tela, seja de conversas, Status ou qualquer outra área da rede social. Apesar de ser rigoroso em relação aos termos de uso e à política de privacidade, o mensageiro da Meta não possui recursos nativos para impor restrições para quem faz prints.

Por isso, vale lembrar que, para evitar exposição ou outros inconvenientes, é importante ter cuidado com o conteúdo compartilhado com seus contatos. Se for necessário enviar uma foto ou vídeo sensível ou íntimo, o recomendado é utilizar o recurso de visualização única do aplicativo. Essa funcionalidade, protegida pela criptografia de ponta a ponta, impede que capturas de tela sejam realizadas e ainda exibe um aviso ao remetente indicando que a ação é proibida.

 

Fonte: TechTudo

X