Parte do teto do Osasco Plaza Shopping, na Grande São Paulo, desabou na tarde desta quarta-feira (8). Segundo o Corpo de Bombeiros, a laje, onde funciona um estacionamento, caiu sobre a praça de alimentação. Por isso, carros também caíram. Ainda não há informações sobre vítimas.
Um vídeo registrado por um celular mostra o momento da queda (veja abaixo). O teto começa a soltar um pó branco e água, e um homem, que parece ser um segurança do shopping, leva uma lixeira amarela para baixo de onde o teto está cedendo e, de repente, ele desmorona. As pessoas que estão gravando se assustam e começam a correr. A câmera chega a registrar pratos quebrados.
Segundo o capitão Elias, porta-voz do Corpo de Bombeiros, o local havia sido isolado minutos antes por causa de um gotejamento. “Nós estamos verificando nas câmeras de segurança para realmente confirmar que não havia ninguém. Os veículos caíram em um corredor lateral. Alguns estilhaços atingiram a praça de alimentação. E a tubulação de água que se rompeu também atingiu, portanto, a praça de alimentação. Ainda não há informações de vítimas. Porém, novamente, e ratificando, estamos confirmando essa informação, de acordo com câmeras de segurança no local.” Oito viaturas dos bombeiros foram para o shopping.
Ana Luiza de Lima, de 15 anos, estava com a mãe no shopping. Ela estava a passeio e tinha ido almoçar. Segundo ela, várias pessoas estavam filmando antes porque estava jorrando água do teto. E interditaram a área por volta das 14h20. “Começou a ficar mais forte. Eu estava lá uns 10 minutos antes de tudo quando começou a correria. Muita gente correndo, deixando coisas pra trás. Muita gente em desespero, saímos correndo pra fora”, disse.
O shopping é o mesmo onde, em 11 de junho de 1996, véspera do Dia dos Namorados, um vazamento nos dutos de gás provocou a explosão que deixou 42 mortos no local. O acidente aconteceu na hora do almoço, na praça de alimentação.
Em 2015, parte do forro de uma loja do shopping caiu durante uma forte chuva. Segundo funcionários da segurança, foram abertos furos no gesso para drenar a água. Não houve feridos e nem interdição da área. Os bombeiros não chegaram a ser acionados. Segundo um funcionário do shopping ouvido na época, a queda do gesso também ocorreu na praça de alimentação.