Um cachorro foi arremessado pelo tutor contra o chão por ter feito xixi no carro em São João da Boa Vista (SP). Uma câmera de segurança flagrou o momento da agressão (veja o vídeo abaixo).
O cão Thor de 7 anos da raça Ihasa fraturou a bacia e precisou passar por uma cirurgia. A Polícia Civil instaurou um inquérito na sexta-feira (18).
O delegado Jorge Mazzi, da Delegacia de Investigações Gerais (DIG), disse nesta segunda-feira (21) que o tutor vai responder pelo crime de maus-tratos. A identidade do homem não foi divulgada e a reportagem não conseguiu contato com a defesa dele.
O crime aconteceu na sexta-feira (11). A imagem mostra o momento em que o tutor tira dois cães do carro e, momentos depois, comete a agressão contra um deles.
A veterinária Michelle Arcuri, da Clínica Bicho Mania, contou após a agressão que o tutor levou os cães para dar banho. “Suspeitamos de algo estranho. Voltamos a câmera e observamos a agressão. Foi constatada uma crepitação importante na bacia”, disse Michelle. A clínica registrou o boletim de ocorrência.
O homem foi identificado e ouvido na delegacia. “Ele contou que o cachorro urinou na porta do veículo e, por isso, perdeu a cabeça, tomou aquela atitude e que estava arrependido”, disse o delegado.
Após prestar depoimento, o tutor do animal foi liberado. “Ele vai responder pelo crime de maus-tratos, cuja pena varia de 2 a 5 anos de reclusão caso, ao fim do processo, o autor seja condenado”, explicou o delegado.
Segundo a veterinária, o cãozinho se recupera bem. Ele recebeu alta no sábado (19) e está com outra pessoa da família.