Uma queimada de grandes proporções atingiu uma plantação de cana-de-açúcar na região do Samantha III, em Araras, nesta sexta-feira (26).
Vídeos gravados por moradores mostram que o incêndio provocou uma enorme nuvem de fumaça.
Para evitar incêndios em vegetações, o Corpo de Bombeiros orienta que a população evite jogar pontas de cigarro, fazer fogueiras, brincar com fósforo e isqueiros, soltar fogos de artifícios e queimar o lixo em áreas com vegetação. Em áreas rurais, os terrenos devem permanecer limpos, com as cercas e divisas das propriedades capinadas, além de separar as plantações com barreiras (caminhos), o que dificulta a propagação do fogo.
A corporação ressalta ainda que o uso indiscriminado de queimadas em regiões rurais é considerado crime contra o meio ambiente e, além de afetar espécies vegetais e animais e causar o empobrecimento do solo, também provoca problemas de saúde, como doenças respiratórias.
Em Araras, a queimada urbana é proibida segundo a Lei Municipal n° 5.196/2019 e o Decreto Municipal n° 6.561/2019. “O infrator pode responder judicialmente por crime ambiental com pagamento de multa e suspensão do alvará de funcionamento para estabelecimentos comerciais, além das penas previstas na Lei n° 9.605/1998 que trata de crimes ambientais”
Quem presenciar fogo em vegetação deve comunicar as pessoas próximas da área que está sendo queimada, para que fiquem em segurança e acionar o Corpo de Bombeiros no telefone 193.