Um professor foi agredido com socos e chutes por um aluno, em Nova Esperança, cidade de cerca de 30 mil habitantes no estado do Paraná (469 km de Curitiba). O motivo da agressão, segundo dados que circulam nas redes sociais, seria uma nota baixa.
Nem o professor nem o aluno foram identificados até a conclusão deste texto. Também não há informações sobre a escola em que o caso ocorreu.
Vídeos que circulam nas redes sociais mostram que a agressão começa na saída da aula, do lado de fora da escola. Na confusão, há tentativas de separação da briga, mas é possível ver outros alunos agredindo o professor. Quando eles são separados, ambos saem andando, sem ferimentos graves aparentes.
Casos em alta no país
Levantamento global da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) coloca o país entre os de índices mais altos do mundo no ranking das agressões contra professores – e que têm se mantido estável nos últimos anos.
Um levantamento realizado em julho de 2022 pela associação Nova Escola ouviu mais de 5 mil professores e 51,23% deles relataram terem sido agredidos verbalmente nas escolas em que trabalhavam. Outros 7,53% relataram violência física. Na maioria das vezes (50,5%), os agressores eram os alunos.