Foi aprovada na 13ª sessão ordinária da Câmara Municipal de Araras, realizada na última terça-feira (2), uma moção de repúdio ao presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, em face das prejudicialidades do discurso sobre a deficiência intelectual das pessoas com transtornos do espectro autista. A propositura recebeu 9 votos favoráveis e 1 contrário.
Assinada pelos vereadores Rodrigo Soares dos Santos (PSDB), Ana Júlia Casagrande (PSDB) e Márcio Ferreira Tonissi (Rede), a moção lamenta a fala do presidente Lula em reunião com ministros e governadores no último dia 18 de abril, quando afirmou que pessoas com “deficiência mental” têm “problema de desequilíbrio de parafuso”.
“O termo utilizado, ‘deficiência mental’, não é correto. Há muitos anos se fala ‘deficiência intelectual’. Temos que nos policiar, aprender e nos adequar. Isso não só é muito pejorativo, como também incentiva outras pessoas a continuarem usando esses termos, que precisam ficar no passado. Presidente, temos o direito garantido e zelado por lei, sendo que toda pessoa merece respeito em sua condição”, afirmam os parlamentares.
Aprovada, a moção de repúdio agora será encaminhada ao presidente da República, que se retratou pela fala dias depois.