Projeto protocolado na Câmara de Limeira proíbe em Limeira a existência de zoológicos, aquários e parques públicos e privados que exponham animais silvestres.
A iniciativa é dos vereadores Jorge de Freitas (PSD) e Tatiane Lopes (Podemos).
Ambos sugerem que os cerca de 250 animais existentes no Zoo de Limeira – fechado desde a pandemia – tenham outra destinação: transferência para santuários que tenham condições de recebê-los; reintrodução ao meio ambiente, se for considerada viável a sua adaptação; adoção por organização de proteção aos animais; ou transferência para centro de preservação da fauna silvestre.
O projeto dá prazo de 24 meses – a contar a promulgação da lei – para a Prefeitura fazer o remanejamentos dos animais.
Vereadores querem fechamento do Zoológico
“Anualmente, mais de um milhão deles morrem por não resistir às condições destes locais. Infelizmente, ainda é muito comum o uso de animais como forma de diversão, prática essa totalmente ultrapassada, uma vez que são locais de divertimento de humanos e de sofrimento de animais. São formas cruéis e exploratórias que, por muitas vezes, levam os animais à morte. Um dos casos mais famosos foi a morte do urso polar Arturo, apelidado como ‘o urso polar mais triste do mundo’, que morreu em um zoológico da Argentina, depois de mais de 20 anos em cativeiro”, citam os dois parlamentares na justificativa da proposta.
A Prefeitura informou à Educadora que ainda não tomou conhecimento do projeto oficialmente e que quando isso acontecer, se posicionará sobre o tema.