Na próxima segunda-feira, 15 de agosto, feriado em Araras, a cidade comemora 160 anos de fundação e o dia da Padroeira, Nossa Senhora do Patrocínio. O Presidente da Câmara Municipal de Araras, Rodrigo Soares dos Santos, a Secretária da Mesa Diretora, Ana Júlia Casagrande e a parlamentar Deise Aparecida Olimpio de Oliveira estiveram representando a Câmara Municipal de Araras na manhã de sexta-feira, 12 de agosto, no ato cívico que ocorreu na Praça Barão de Araras.
O Prefeito Municipal de Araras Pedro Eliseu Filho, a vice-Prefeita Anete Monteiro dos Santos Casagrande, o Presidente da Câmara Municipal de Araras, Rodrigo Soares dos Santos e o Padre Ricardo Wanderlei Petri fizeram o hasteamento das bandeiras do Brasil, Araras, do estado de São Paulo e do Mercosul durante a execução do hino nacional brasileiro.
Na sequência, o Padre Ricardo fez a benção e as autoridades discursaram para um grande público que compareceu na cerimônia que contou ainda com a presença dos Secretários, Presidentes das Autarquias, agentes da Guarda Civil Municipal, Educadores e alunos das Emefs “Professor Leonaldo Zornoff” e “Adriano Ademir Lombi”.
Para o Presidente da Câmara, Rodrigo Soares, a cidade está em pleno desenvolvimento. “Todos nós estamos empenhados para que a cidade de Araras seja cada vez mais progressista, isso é importante para que lá na frente vamos nos orgulhar que esta administração deixou um legado”, disse.
A vice-Prefeita Anete Monteiro dos Santos Casagrande parabenizou a cidade pelos 160 anos. “Quero aqui parabenizar a nossa cidade que é sempre elogiada pela sua beleza e pela qualidade de vida, por isso, nós temos que comemorar”, disse.
O Prefeito Municipal de Araras, Pedro Eliseu Filho, lembrou a história do município nos seus primórdios e destacou suas qualidades. “Araras desde a sua fundação sempre foi uma cidade alvissareira, foi aqui a primeira Nestlé do Brasil, foi a primeira a romper os grilhões dos escravos, a realizar a festa das árvores, eleita a de maior progresso do Brasil. É conhecida por suas personalidades e estamos fazendo um trabalho para que ela continue sempre progressista”, disse.
História
Araras foi fundada no dia 15 de agosto de 1862, ano em que aqui surgiram algumas residências. Tudo começou efetivamente com a doação de terra de propriedade dos irmãos Bento de Lacerda Guimarães , o Barão de Araras, e José Lacerda Guimarães, o Barão de Arari, para a construção da Capela, onde hoje se transformou na Basílica de Nossa Senhora do Patrocínio.
O nome “Araras” foi escolhido em referência a grande quantidade das aves que habitam no município. Foi no dia 24 de março de 1871, que o povoado de Nossa Senhora do Patrocínio foi elevado à categoria de vila, passando, a partir daquele momento a constituir um município, que já possuía cinco mil habitantes. 24 de março comemora-se o dia da emancipação político-administrativa da cidade.