A vacinação contra a meningite segue normalmente em Araras! O imunizante Meningo C é destinado a crianças de 3 a 5 meses e 1 ano e 3 meses. Já o Meningo ACWY é para o público-alvo de 11 e 12 anos. Não é necessário fazer agendamento.
Segundo a Secretaria Municipal da Saúde, as vacinas estão disponíveis nas seis Salas de Vacina do município, das 7h30 às 15h30: ESF Dr. Edmundo Ulson (Parque Tiradentes), PAM Antônio Carlos Fabrício (José Ometto I), ESF Madre Carla Rabolin (Jardim Alvorada), UBS Osvaldo Salvador Devitte (Narciso Gomes) e CRI (Centro de Referência Infantil) Dr. Hercio Arantes (Centro – ao lado da APAE).
“A vacina contra a meningite faz parte do calendário nacional de vacinação, por esse motivo sempre está disponível para a população”, comentou a diretora de Vigilância e Saúde, Margareth Pagotti.
Dia Mundial de Combate à Meningite
Na última segunda-feira (24) foi comemorado o Dia Mundial de Combate à Meningite. A data destaca a importância da prevenção, do diagnóstico, do tratamento e da melhoria das medidas de suporte àqueles que lidam com os efeitos potencialmente devastadores dessa doença, que pode ser mortal.
A OMS (Organização Mundial da Saúde) apoia os esforços para derrotar a meningite à luz desta nova estratégia global que visa eliminar epidemias de meningite bacteriana e reduzir mortes e incapacidades dela decorrentes.
A doença pode matar em questão de horas ou causar incapacidade permanente. Por meio da vacinação contra meningococo, pneumococo e Haemophilus influenzae tipo b, causas mais comuns de meningite, e de novas vacinas a serem desenvolvidas, mais vidas serão salvas na próxima década.
Sobre a doença
A meningite é caracterizada por um processo inflamatório das meninges, membranas que revestem o encéfalo e a medula espinhal. É causada, principalmente, a partir da infecção por vírus ou bactérias; no entanto, outros agentes etiológicos também podem causar meningite, como fungos e parasitos. Os sintomas incluem dor de cabeça, febre e torcicolo. Dependendo da causa, a meningite pode melhorar com o tempo ou pode ser fatal, necessitando de tratamento antibiótico urgente.
Confira os endereços e telefones das salas:
– ESF Dr. Edmundo Ulson – R. Ângelo Francato, 393, Parque Tiradentes – (19) 3544-5232.
– PAM Antônio Carlos Fabrício – R. Carpinteiro, S/N, José Ometto I – (19) 3544-3569.
– ESF Madre Carla Rabolin – R. Carlindo Fernandes, Jardim Alvorada – (19) 3551-3583.
– PAM Ênio Vitali – R. França, 99, Jardim Piratininga – (19) 3544-4280.
– UBS Osvaldo Salvador Devitte – R. Presidente Castelo Branco, S/N, Narciso Gomes – (19) 3544-4974.
– CRI (Centro de Referência Infantil) Dr. Hercio Arantes – Av. Washington Luiz, 545, Centro (ao lado da APAE) – (19) 3542-9909.