21/02/2025
Destaque Saúde

Turistas que pretendem viajar no Carnaval devem estar em dia com a vacina da febre amarela

Com a proximidade do feriado prolongado de Carnaval, a Prefeitura de Araras, por meio da Secretaria Municipal da Saúde, reforça a importância da vacinação contra a febre amarela para turistas e moradores que pretendem viajar. De acordo com a Vigilância Epidemiológica, a imunização deve ser realizada pelo menos 10 dias antes da viagem para garantir proteção adequada.

A chefe de divisão da Vigilância Epidemiológica, Jéssica Perissato Pinheiro, enfatiza que a vacina é essencial, principalmente para aqueles que visitarão regiões rurais e áreas de mata. Além disso, alguns países exigem o comprovante de vacinação para entrada.

A febre amarela é uma doença infecciosa grave, cuja transmissão ocorre por meio de mosquitos silvestres dos gêneros Haemagogus e Sabethes. Desde junho de 2024, o Brasil registrou 13 casos confirmados, sendo 11 em São Paulo, um em Minas Gerais e um em Tocantins. Oito desses casos evoluíram para óbito, todos no estado de São Paulo.

Para ampliar a cobertura vacinal, o Ministério da Saúde destinou um reforço de 800 mil doses ao estado de São Paulo, somando um total de 2 milhões de vacinas distribuídas até fevereiro de 2025. A vacina contra a febre amarela faz parte do calendário nacional e é recomendada para crianças a partir dos 9 meses, com reforço aos 4 anos. Para adultos entre 5 e 59 anos, é aplicada em dose única, enquanto idosos acima de 60 anos precisam de avaliação médica para a imunização.

Em Araras, a vacinação ocorre de segunda a sexta-feira em diversas unidades de saúde. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (19) 3543-1522, na Secretaria de Saúde.

X