22/11/2024
Brasil Empregos

Toyota encerra em definitivo as atividades da fábrica em São Bernardo do Campo

No mês em que comemorou a marca de 300 milhões de veículos produzidos desde 1935, a Toyota encerrou, de vez, as operações da planta de São Bernardo do Campo (SP). A unidade do ABC paulista, a princípio, foi a primeira fábrica da marca fora do Japão. Sua história começou em 1962.

Na última quinta-feira (16), a Toyota realizou o desligamento dos últimos 150 funcionários da unidade. Isso aconteceu, portanto, cinco dias após o encerramento definitivo das atividades da planta, que focava na produção de peças para veículos das outras unidades brasileiras e para exportação à Argentina e aos Estados Unidos.

De acordo com o que a Toyota informou em 2022, quando anunciou o fechamento da unidade, a mudança seria feita de forma gradual a partir de dezembro. A conclusão, portanto, ficou prevista para novembro de 2023 – o que, de fato, aconteceu.

À época, a ideia da Toyota consistia em transferir os funcionários interessados para as outras unidades do grupo (em Indaiatuba, Sorocaba e Porto Feliz, todas, no interior de SP). Eram 550, na ocasião. De acordo com a marca, 120 trabalhadores aceitaram a mudança. Os demais, por fim, foram desligados.

Fábrica da Toyota em São Bernardo do Campo (SP) [divulgação]

 

X