Nove meses após a sua coroação, o rei Charles III foi diagnosticado com câncer, informou nesta segunda-feira o Palácio de Buckingham. No comunicado, o palácio afirma que uma “questão distinta de preocupação foi observada” após a recente cirurgia na próstata, e que “uma forma de câncer” foi revelada, mas sem especificar qual e sem dar detalhes sobre o estágio da condição.
Segundo o comunicado, o monarca já deu início a um cronograma de tratamento contra a doença, e, por isso, adiou compromissos reais de eventos públicos. Continuará, no entanto, com “os negócios do Estado e documentação oficial”.
“O rei agradece à sua equipe médica pela rápida intervenção, que foi possível graças ao seu recente procedimento hospitalar. Ele permanece totalmente positivo em relação ao seu tratamento e espera retornar ao serviço público o mais rápido possível”, afirma a nota.
No fim de janeiro, Charles, de 75 anos, deu entrada em um hospital de luxo de Londres, no Reino Unido, para fazer uma cirurgia por um quadro benigno de próstata aumentada — comum entre homens a partir dos 60 anos. A necessidade do procedimento e o decorrente adiamento de compromissos do monarca foram revelados pela Corte britânica.
Fonte: O Globo