Em dois dias de testes o radar de velocidade instalado na Avenida Dona Renata, em frente à Rodoviária, flagrou pelo menos 650 motoristas acima da velocidade permitida, segundo a prefeitura. É a primeira vez que o município instala esses equipamentos.
O equipamento foi instalado perto da estação rodoviária Padre João Modesti e a velocidade máxima do local é de 50 km/h. A maioria dos motoristas flagrados fora da velocidade estava entre 65 e 70 km/h. Caso haja infração no período de testes, os motoristas serão notificados, mas não vão levar multa.
O município ainda terá três lombadas eletrônicas que vão servir apenas de orientação e educação no trânsito e mais 4 lombadas eletrônicas que vão ser usadas como forma de punição para o motorista que exceder a velocidade.
Os radares de velocidade ficarão nas principais vias, como as entradas da cidade, Avenida Padre Alarico Zacarias e Avenida Loreto.
As lombadas eletrônicas ficarão perto das escolas, como Avenida do Filtro, Avenida Dr. Maximiliano Baruto (Uniararas). Também haverá dois radares de avanço de semáforo.
Fase de implantação
Segundo o chefe do Departamento de Trânsito de Araras, Valdir Albertini, haverá a fase de implantação do sistema e o aferimento. Os radares vão funcionar das 6h às 22h.
“Perdura uns 50 dias para estar em funcionamento. Depois teremos de 10 a 15 dias onde haverá a notificação, mas não será cobrada multa”, disse.
Também foi instalado na Rua Bolívia um radar de peso para inibir a passagem de caminhões e ônibus na rua, que é a única na cidade onde o tráfego destes veículos é proibido.