Durante a 27ª sessão ordinária da última segunda-feira (7), Ana Carolina Pavan Bordini teve espaço na Tribuna Livre para abordar o tema “Proteção Animal”. “Hoje eu vim pontuar alguns itens que estão avançando na proteção animal e outros que precisamos com urgência”, disse.
Ana Carolina citou algumas leis e decretos, nacionais e municipais, relacionados à proteção animal. Entretanto, destacou que há muita falta de conhecimento da população sobre as leis e, além disso, na prática, elas não são cumpridas. “Não adianta eu colocar, criar, 13 leis aqui se nada funciona”, declarou.
A oradora questionou a falta de emparia pela causa no município de Araras. Relatou situações que chegam até ela em relação a maus-tratos com animais, negligências, venda de animais. Também explicou situações do município sobre microchipagem, castração, banco de ração, entre outras pautas.
Ana Carolina fez observações sobre a abrangência do tema na sociedade. Por exemplo, citou que, em Araras, houve aumento do índice de violência a mulheres, idosos, crianças e adolescentes. “Ajudamos também essas pessoas, porque aonde tem maus-tratos de animais, tem pessoas sofrendo”. Citou a teoria do link (teoria do elo), que parte do pressuposto de que existe ligação entre a crueldade contra os animais e uma futura violência contra os seres humanos. “A ligação entre crueldade contra animais e violência contra seres humanos vem sendo estudada há muito tempo. E o que essas entidades, órgãos competentes têm feito em conjunto com a proteção animal?”, questionou.