A Câmara Municipal de Araras promoveu na última sexta-feira, dia 10 de junho, no Plenário Bruno Moysés Batistela, a sessão solene de entrega do diploma e da medalha aos representantes dos projetos vencedores do 10º Prêmio ‘Cidade das Árvores’ de preservação ambiental. O evento foi conduzido pela vereadora Ana Júlia Casagrande e contou com a participação dos vereadores Manoel Oliveira dos Santos Filho e Elaine Maria Ferreira da Silva Brambilla. O Diretor da Secretaria de Meio Ambiente, Vagner Leveghin, esteve representando o Secretário da Pasta, Rodolfo Bergamin.
A cerimônia faz parte do calendário de eventos do Poder Legislativo de Araras conforme o Decreto Legislativo nº 6 de 9 de setembro de 2009 e realizada anualmente em comemoração pelo Dia Mundial do Meio Ambiente celebrado no dia 5 de julho. Em se tratando de meio ambiente, o município de Araras possui um histórico de pioneirismo, já que realizou no dia 7 de junho de 1902, há exatos 120 anos, a 1ª Festa das Árvores no Brasil.
Dentre os projetos inscritos, três foram selecionados pela comissão avaliadora composta pelos vereadores, Manoel Oliveira dos Santos Filho e Elaine Maria Ferreira da Silva Brambilla, além do renomado engenheiro florestal e professor da área ambiental da ETEC Prefeito Alberto Feres, Alceu Seixas Junior, o da Escola José Ometto, da empresa Tambores Araras e o da Usina Santa Lúcia.
O projeto da Escola Estadual José Ometto localizada na Usina São João, retrata as atividades desenvolvidas com os alunos relacionadas à sustentabilidade, recuperação e preservação ambiental. A empresa Tambores Araras destaca o trabalho de recuperação de tambores, evitando que os mesmos sejam descartados de maneira irregular ao meio ambiente. E a Usina Santa Lúcia prima pela preservação e manutenção do meio ambiente, não utilizando a prática da queima da palha e da cana de açúcar para fins de colheita.
A Coordenadora da Escola do José Ometto, Kellen Viviane Apolinari Martins e o proprietário da empresa Tambores Araras, Ayres Corona Neto receberam, durante a solenidade, um diploma e uma medalha com o brasão de Araras e com a gravura de uma macaubeira, a qual representa o símbolo da 1ª Festa das Árvores realizada em Araras. A Usina Santa Lúcia não enviou representante no evento e o diploma e a medalha serão entregues na sede da Usina Santa Lúcia.
A coordenadora e responsável pelo Centro Ambiental da AEHDA – Associação de Educação do Homem de Amanhã -, Raianny Hilk Perina, que desenvolve projetos socioambientais com jovens e adultos na produção e comercialização de mudas de árvores nativas, presentou as pessoas que compareceram no evento com mudas de árvores. Ela recebeu também um diploma de participação pelo projeto apresentado em conjunto com a FHO/Uniararas.
O objetivo do prêmio ‘Cidade das Árvores’ é despertar a atenção de todos sobre a importância do tema e, sobretudo enaltecer aqueles que se empenham na preservação, recuperação, proteção, conscientização e educação do meio ambiente.
O evento foi transmitido ao vivo pela TV Câmara no canal 4 da NET, site, Facebook e Youtube O vídeo segue à disposição do público nas páginas do Legislativo na internet para quem quiser acompanhar.