Na última segunda-feira (30) estava prevista a votação pelos vereadores do projeto de lei do Executivo Municipal 03/2023, em sessão extraordinária, que autorizaria a Prefeitura a realizar um empréstimo no valor de 60 milhões de reais, por meio do Programa FINISA (Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento) da Caixa Econômica Federal, recurso que seria investido em vários bairros e prédios históricos, além de gerar centenas de empregos diretos, mais ICMS, lazer e segurança no trânsito.
No entanto, a presidente do Legislativo, Mirian Vanessa Pires, com anuência dos demais vereadores, resolveu retirar o projeto da pauta, a qual alegou motivos regimentais em razão do encontro extraordinário não ter sido divulgado pelo site da Câmara com antecedência. A mesma convocou uma audiência pública a ser realizada na quarta-feira, dia 01 de fevereiro, às 19h30, no Plenário da Câmara, para debater sobre o projeto.
Após a decisão da Câmara, o prefeito Pedro Eliseu Filho, divulgou um vídeo, onde explica que o projeto foi protocolado no Legislativo da Câmara desde o dia 13 de janeiro e que a divulgação foi feita pela prefeitura e em suas redes sociais. (Assista abaixo)
No vídeo, Pedrinho Eliseu esclarece ainda, que a prefeitura pagará pelos valores em até 10 anos, com juros baixíssimos e sem comprometer as contas públicas, valores que nem de longe chegam aos 311 milhões que foram divulgados pela oposição.
Segundo a Secretaria Municipal de Planejamento, Gestão e Mobilidade, estão previstas 19 obras para 2023 e 2024 nas áreas de infraestrutura, lazer e turismo. “A duplicação da Avenida Fábio da Silva Prado e a construção de duas pontes no cruzamento desta com a Avenida Dona Renata; além da restauração da Estação de Elihu Root”, disse o secretário Felipe Dezotti Beloto.
Outras obras que estão previstas são a reforma e ampliação do Canil Municipal, a revitalização do Edifício Antônio (Quicha) Lotto e a construção de áreas de lazer nos bairros Jardim Jair Della Coletta, Jardim Milton Severino, Vila São Jorge, Vila Dona Rosa Padula Zurita e Jardim Celina.