Policiais civis de Rio Claro (SP) prenderam, nesta quarta-feira (19), o último suspeito de integrar uma facção acusada de ser responsável por vários assassinatos na cidade na disputa pelo domínio do tráfico de drogas.
Rafael Freitas dos Santos, conhecido como “Nariz Torto”, foi preso em Umuarama (PR), a mais de 800 quilômetros de Rio Claro.
A prisão dele é uma continuidade da operação ‘Oposição’ – uma referência ao grupo ser inimigo de outra facção – que foi realizada em maio para cumprir 9 mandados de busca e apreensão e 8 mandados de prisão preventiva.
Na ocasião a polícia prendeu cinco homens e apreendeu dinheiro, armas, munições e celulares. A Justiça ainda bloqueou R$ 12,5 milhões em bens dos suspeitos.
O suspeito de ser o líder da organização fugiu por um buraco em uma mansão em Ipeúna. Ele foi preso dias depois em Borborema.
Guerra de criminosos
Segundo as investigações, a organização criminosa se formou em Rio Claro e se vangloriava de ser oposição a outra facção, o que originou uma “verdadeira guerra entre criminosos no município”, segundo a polícia.
Em 2022, o município registrou 33 assassinatos, vários deles execuções violentas que aconteceram nas ruas.