Em recuperação de uma pneumonia, o Papa Francisco fez uma breve, mas significativa aparição pública na varanda da Basílica de São Pedro, neste domingo (20), para abençoar os fiéis reunidos na Praça de São Pedro, no Vaticano, por ocasião da celebração da Páscoa.
Aos 88 anos, o pontífice não presidiu a tradicional Missa de Páscoa, que foi celebrada pelo cardeal Angelo Comastri, mas surpreendeu ao surgir na varanda principal e saudar a multidão com a frase “Irmãos e irmãs, feliz Páscoa!”. O gesto foi recebido com forte comoção e aplausos dos cerca de 35 mil fiéis presentes na celebração, que teve decoração especial com flores vindas dos Países Baixos.
Durante a cerimônia, a tradicional bênção “Urbi et Orbi” (à cidade e ao mundo) foi lida por um colaborador, mas a mensagem foi ditada previamente por Francisco, que pediu paz nas regiões em conflito, condenou o uso de armas e defendeu a liberdade religiosa.
Esta foi uma das raras aparições públicas do Papa desde que recebeu alta hospitalar, em 23 de março, após 38 dias de internação devido a uma infecção pulmonar. Durante a Semana Santa, o Vaticano optou por limitar a participação do pontífice em diversas celebrações por orientação médica.
Ao final da bênção, Francisco percorreu a Praça de São Pedro em seu papamóvel, abençoando os presentes e reforçando sua conexão com os fiéis, mesmo com as limitações impostas pela recuperação. A presença do líder católico foi vista como um gesto de força, esperança e continuidade de sua missão espiritual, mesmo diante dos desafios de saúde.