22/04/2025
Mundo Religião

Papa Francisco fez gesto de ‘tchau’ para enfermeiro antes de morrer, falou ‘obrigado’ e não sofreu, diz Vaticano

O Papa Francisco faleceu na manhã de segunda-feira, 21 de abril de 2025, aos 88 anos, após sofrer um acidente vascular cerebral (AVC) e uma parada cardíaca em seu apartamento na Casa de Santa Marta, no Vaticano. Segundo informações oficiais divulgadas nesta terça-feira (22), o pontífice não sofreu no momento de sua morte, que ocorreu de forma rápida e serena.

Conforme relatos do Vaticano, por volta das 5h30 da manhã (horário local), Francisco começou a apresentar sinais de uma “doença súbita”. Cerca de uma hora depois, antes de perder a consciência, fez um gesto de despedida com a mão para seu enfermeiro pessoal, Massimiliano Strappetti, que o acompanhava 24 horas por dia. Em seguida, entrou em coma e faleceu às 7h35 (horário local).

Entre suas últimas palavras, o Papa agradeceu a Strappetti por tê-lo levado à Praça de São Pedro no Domingo de Páscoa, onde pôde saudar os fiéis a bordo do papamóvel, mesmo debilitado. “Obrigado por me trazer até a praça”, disse Francisco, conforme comunicado do Vaticano.

Massimiliano Strappetti, de 53 anos, é enfermeiro com mais de 30 anos de experiência no Vaticano. Ele foi nomeado assistente médico pessoal do Papa após auxiliá-lo durante uma cirurgia em 2021. Strappetti também é conhecido por seu trabalho humanitário ao lado do cardeal Konrad Krajewski, com a população em situação de rua em Roma.

O funeral do Papa Francisco está marcado para sábado, 26 de abril, às 10h (horário local), na Basílica de São Pedro, em Roma. A cerimônia será presidida pelo cardeal Giovanni Battista. Após a missa, o corpo será levado em procissão até a Basílica de Santa Maria Maggiore, onde será sepultado.

O corpo do pontífice será trasladado da Casa Santa Marta para a Basílica de São Pedro nesta quarta-feira (23), às 9h (horário local), e ficará exposto ao público para homenagens. O traslado incluirá uma procissão que passará por pontos simbólicos do Vaticano antes de chegar à basílica.

Francisco, nascido Jorge Mario Bergoglio em Buenos Aires, Argentina, foi o primeiro papa latino-americano e o primeiro jesuíta a liderar a Igreja Católica. Seu pontificado foi marcado por uma agenda de reformas, diálogo inter-religioso, defesa do meio ambiente e dos refugiados.

A morte do Papa Francisco ocorre após uma longa internação por pneumonia bilateral, da qual ele se recuperava. Mesmo debilitado, insistiu em saudar os fiéis na Praça de São Pedro no Domingo de Páscoa, demonstrando seu compromisso com o povo até os últimos momentos.

X