Após quatro meses fechada por ter sido alvo de vandalismo e pichações de frases terraplanistas, a Capela de Nossa Senhora da Piedade, conhecida como “Igrejinha”, localizada no bairro Elihu Root, na zona Rural de Araras, foi restaurada. O prédio foi totalmente pintado e revitalizado.
A informação foi confirmada em reunião do CONSEG – Conselhos Comunitários de Segurança – na última segunda-feira, dia 28 de agosto. O delegado titular da Polícia Civil de Araras Dr. Edgar Albanez em entrevista ao repórter Corujão da Rádio Clube Ararense 101,7 confirmou que as investigações foram concluídas. Ouça o áudio no final da matéria.
De acordo com o delegado Dr. Edgar Albanez, responsável pela investigação, o autor do delito tem direito de fazer um acordo com a Justiça de não persecução penal, sendo assim ele paga uma multa estipulada pelo Ministério Público e não responde o processo. Caso ela não faça o acordo com o MP, aí será aberto o processo crime para a sentença final do Juiz. “No momento as investigações foram concluídas e o inquérito está no Fórum aguardando as providências do Ministério Público”, disse o delegado Dr. Edgar Albanez.
A “Igrejinha” foi alvo de pichações e vandalismo no dia 29 de abril deste ano. O homem autor dos delitos já foi identificado pela Polícia Civil de Araras, o qual não teve o nome revelado, porém, informações apuradas pelo Portal RCA1, dão conta de que o rapaz é morador de Araras, porém, é funcionário público e atua na corporação da Guarda Civil Municipal de uma cidade da região de Campinas. O celular do rapaz foi apreendido pela pela Polícia Civil.
Na época do vandalismo, o pichador usou um maçarico para danificar a porta e invadir o “Igrejinha”, que fica na Avenida Fábio da Silva Prado, no bairro Elihu Root.
Na capela, que pertence à comunidade da Paróquia São Benedito, ele jogou as imagens dos santos ao chão, pichou as paredes questionando às santidades e ainda escreveu que a ‘terra é plana’ – teoria da conspiração já desmentida por especialistas.
Ele pichou também que as “estátuas não tiveram poder algum para me impedir de entrar aqui, de movê-las de lugar e de escrever nestas paredes. Teriam elas algum poder para ouvir orações ou livrar do mal àqueles que clamam a elas? Ha ha ha ha ha ha”, escreveu na parede do altar.
Em outra parede, o vândalo pichou “a terra é um círculo plano com uma cúpula acima (o nosso céu)” e “detalhe importante, a bíblia também diz que a terra é plana” seguido de citações de versículos bíblicos. Na parede lateral do lado de fora, o criminoso escreveu “A terra é plana pesquise”.
Antes de ser identificado, o criminoso pichou monumentos urbanos, prédios públicos e particulares em toda a cidade de Araras.
Na oportunidade a Diocese de Limeira divulgou uma nota repudiando veementemente a manifestação de intolerância religiosa cometida pelo pichador. Veja abaixo a nota.
A capela foi invadida e teve imagens retiradas de seus nichos e pichações nas paredes com dizeres que demonstram o desrespeito religioso.
Em tempos de um comportamento social agressivo, onde destaca-se a violência, o preconceito e a intolerância ao próximo, devemos ressaltar a Carta Magna de 1988, principalmente no tocante da prática da tolerância religiosa e da cultura de paz, respeitando a dignidade e a liberdade de consciência da religião.
Que a bandeira da paz, do respeito às manifestações religiosas e do amor ao próximo seja a bandeira a ser empunhada por todos nós.
prédios públicos e religiosos e monumentos com pichação de frases terraplanistas
Clique no link abaixo e ouça o delegado titular da Polícia Civil de Araras dizendo que as investigações foram concluídas.
s