Moradores de Araras que usam a área do Lago Municipal reclamam das condições precárias do local que é uma das principais opções de lazer da cidade, mas tem sofrido com a falta de manutenção e constantes atos de vandalismo.
A área foi projetada para que as pessoas possam passar muito tempo, mas está com bancos e quiosques sujos e quebrados. Além disso, há lixo espalhado pelo local e as lixeiras estão quebradas.
Nos banheiros, há vidro quebrado, falta torneiras e de tem papel higiênico e as portas estão quebradas e sem tranca.
Quebradas também estão as luminárias do entorno do lago, conhecido como prainha, o que contribui para uma das principais reclamações dos usuários que é a falta de segurança. “Falta limpeza, uma iluminação boa, segurança, policiais ao redor do lago’, lista o jogador Enzo Bueno dos Santos.
A professora Jaqueline Bretanha também chama a atenção para a falta de acessibilidade do local. Já o professor Eduardo Fabrício ressalta que a sociedade precisa fazer a sua parte. “Eles limpam todos os dias, mas no sentido de educação, eles estarem educados para não sujar.”
O que diz a prefeitura
A prefeitura diz que a manutenção da prainha é permanente, mas o local é alvo constante de vândalos.
De acordo com a secretária municipal de Serviços Urbanos, Sandra Helena Orzari Milaré, recentemente as torneiras e portas do banheiro foram trocadas, mas já estão destruídas. A prefeitura também precisou repor a fiação que foi furtada.
A secretária disse que a prefeitura vai continuar a realizando a manutenção do local e irá trocar os itens que estão quebrados. “Vai melhorar, mas o vandalismo é muito”, afirmou.