19/09/2024
Destaque Polícia Região

Monitoras suspeitas de maus-tratos com crianças são afastadas de creche em Leme/SP

Duas monitoras escolares foram afastadas de suas funções depois de serem flagradas por câmeras de segurança com “comportamento inadequado” com crianças do maternal na EMEI Profa. Virgínia Leme Schwenger Franco, em Leme/SP.

As câmeras que registraram a ação inadequada estão instaladas dentro da unidade escolar e o possível crime de maus-tratos foi identificado pela direção da unidade, que comunicou os pais e registrou um boletim de ocorrência, entregando as imagens para a Polícia Civil

A Prefeitura de Leme abriu um processo disciplinar para investigar a conduta das servidoras, mas não especificou qual foi o comportamento inadequado das profissionais, apenas disse que o caso está sob sigilo para não atrapalhar as investigações.

Segundo informações, a diretora teria desconfiado que as crianças do berçário, de 1 a 2 anos, estavam dormindo demais e resolveu analisar as imagens da sala e viu que as suspeitas estariam dando tapas na cabeça e nas nádegas dos bebês, além de jogar o cobertor sobre eles para que voltassem a dormir.

O afastamento das profissionais aconteceu na quarta-feira (12), mesmo dia em que alguns pais foram comunicados sobre o acontecido, mas o caso só veio à tona na segunda-feira (17), depois que a prefeitura divulgou uma nota oficial sobre o ocorrido. (Veja abaixo)

Investigação

De acordo com a prefeitura, foi aberto um processo disciplinar, que tem prazo de 60 dias para ser realizado, mesmo tempo que as servidoras devem ficar afastadas de forma preventiva. Elas continuam recebendo os salários durante esses meses.

O Ministério Público disse que ainda não foi notificado sobre caso e que a investigação está sendo conduzida pela Polícia Civil. Procurada, a Secretaria de Segurança Pública (SSP-SP) ainda não respondeu se já foi aberto inquérito, se alguém foi ouvido e o que mostram as imagens das câmeras de segurança.

Fonte: G1

X