Em 2022, o Controle de Endemias de Araras registrou 2.940 casos de dengue, sendo 2.927 autóctones e 13 importados. No mesmo período, foram 1.303 casos negativos e seis ainda aguardam resultado. Além da doença, o mosquito Aedes Aegypti transmite a zika e a chikungunya.
Nas duas primeiras semanas de 2023 já são cinco casos negativos e dois aguardam resultado. “Nós iniciamos o levantamento de identificação larvária do Aedes Aegypti, que possibilita avaliar como está a infestação e identificar locais com maior quantidade do mosquito para, a partir daí, determinar ações de conscientização e de combate”, explica Luciana Bianco, coordenadora de Endemias.
As equipes do Setor continuam realizando as visitas em ferros velhos e borracharias, locais que costumam produzir grande quantidade de mosquitos adultos. “E assim que a chuva der uma trégua, nós vamos retomar as visitas de rotina nos domicílios”, afirmou Luciana.
Além das visitas, as equipes do Controle de Endemias realizam atividades educativas, panfletagem, bloqueios e nebulização.
Faça sua parte!
Reserve alguns minutos do dia para organizar o seu quintal, retirando objetos que possam acumular água após as chuvas como garrafas, pneus, pratos de plantas e potes. Receba o agente de Endemias em sua casa, pois ele terá um olhar técnico para auxiliar na identificação de possíveis criadouros.
Caso apresente sintomas como febre, dor de cabeça, dor no corpo, dor atrás dos olhos, coceira, manchas no corpo, vômito, diarreia, procure o posto de saúde mais próximo de sua casa.