Quem passa pela Rodovia Wilson Finardi (SP-191), entre Rio Claro e Araras, se depara com uma situação desagradável: uma grande quantidade de lixo descartado irregularmente em alguns pontos da estrada.
A prefeitura disse que faz a coleta uma vez por semana e que até quinta-feira (22) vai retirar o lixo do local.
Descarte irregular de lixo
São sacos plásticos de lixo doméstico, pedaços de pneus, restos de materiais de construção, isopor e até vasos sanitários, que foram encontrados próximo ao km 69.
Próximo ao local, uma placa da prefeitura avisa para não depositar lixo e que a coleta de resíduos é feita as segundas e sextas-feiras. A orientação é para os moradores da área rural deixarem os resíduos em frente às propriedades apenas nos dias de coleta.
O vigilante Fernando Corocher disse que as caçambas instaladas pela prefeitura foram removidas há cerca de um ano e que agora as pessoas depositam o lixo que vai se espalhando pelo local.
Para o caminhoneiro Marcos Roberto Vicente, a situação é um desrespeito. “Junta muito bicho, o cheiro é forte e desagradável, está na hora de a prefeitura tomar uma medida urgente”, disse.
Risco de contaminação e acidentes
A professora da Universidade de São Paulo (USP) Adriana Nolasco, especialista nas áreas de gestão e gerenciamento de resíduos sólidos, explicou que o descarte irregular pode provocar acidentes e contaminação do meio ambiente.
“O vento dispersa esse material, pode ter entupimento dos canais de drenagem das estradas, com alagamentos que criam aquela lamina d’água. O carro pede aderência com a pista e desliza, também causando acidentes”, disse.
O lixo doméstico e restos de alimentos também atraem animais que podem atravessar a pista aumentando assim os riscos.
Adriana alertou ainda que pode ter queimada, acidental ou intencional do material, e a fumaça tira a visibilidade o motorista na estrada.
A professora da USP disse ainda que a prefeitura tem a responsabilidade de fornecer a infraestrutura para atender 100% da população na área urbana e rural.
“Se não tenho pontos de entrega voluntária desse resíduo em quantidade suficiente dimensionado pra o lixo que é gerado, a população acaba descartando em qualquer lugar”, afirmou.
O que diz a Intervias e a prefeitura
A concessionária Intervias, que administra o trecho da rodovia, informou que faz campanha de conscientização para não jogar lixo nas estradas, mas a responsabilidade da coleta é da prefeitura.
Já a prefeitura disse que faz a coleta tanto na cidade quanto na área rural e que a orientação é para as pessoas deixarem o lixo na porta da casa.
Disse ainda que as caçambas foram retiradas porque as pessoas estavam deixando lixo dentro e fora e que isso acabava incentivando o descarte irregular no local.
A administração municipal disse que faz a coleta uma vez por semana e que até quinta-feira (22) vai retirar o lixo do local.