15/11/2024
Entretenimento

Leonardo estuda regravar repertório da época com Leandro em comemoração aos 40 anos de carreira

Leonardo escreveu, em quase quatro décadas de carreira, uma das páginas mais bonitas da história do sertanejo e se tornou um dos maiores personagens do segmento. Aqui, neste caso, o título de “personagem” não se trata do perfil irreverente e brincalhão presente em todas as aparições públicas, mas sim da força e importância da música que defendeu 14 anos ao lado do irmão Leandro e mais 25 sozinho, após a perda do cantor em junho de 1998, vítima de um câncer de pulmão.

Perto de fazer, em 2024, 40 anos de carreira e 60 de idade, o cantor se mantém na estrada com o próprio show, além de trabalhos paralelos como as turnês do Amigos (junto com Chitãozinho e Xororó e Zezé di Camargo e Luciano) e do Cabaré (ao lado de Bruno e Marrone), mas aproveita o sucesso, influência e legado construídos ao longo dos anos para viver um momento mais tranquilo da vida.

Leonardo afirmou que seria interessante fazer um álbum de regravações do repertório gravado com Leandro e garantiu que, por enquanto, ainda não tem nenhum projeto definido para comemorar os 40 anos de carreira porque quer curtir melhor a família – algo que a carreira frenética não havia permitido ainda.

“Ainda não tenho projeto de 40 anos de carreira, meu projeto é curtir meus netos, meus filhos, eu não vi meus filhos crescerem né, agora eu preciso aproveitar”, afirmou o artista.

A ideia de um trabalho para celebrar a própria obra foi executada recentemente por Daniel. O cantor, que também perdeu o parceiro João Paulo em 1997 após um acidente de carro na Rodovia dos Bandeirantes, gravou um DVD em que homenageia o repertório da dupla com 40 participações. Leonardo, apesar de querer aproveitar melhor os períodos de descanso, cogita fazer algo semelhante.

“Seria bom a gente gravar o Lado B das músicas que eu gravei ao decorrer da carreira do Leandro e Leonardo, que não tocaram nas rádios, que não tocaram em lugar nenhum, seria um belo projeto”, disse.

O músico estava, inclusive, ao lado de Bruno e Marrone quando deu as declarações, antes de um show do projeto Cabaré em Jaguariúna (SP). O amigo Bruno, que conhece Leonardo desde a década de 1980, o interrompeu e incentivou a homenagear, sim, a carreira que teve com Leandro.

“Você vai fazer ainda esse projeto de regravações, vai ser legal”, completou Bruno, que, ouviu, em seguida: “Você participa?”, e devolveu: “Lógico”, incentivando o colega, mesmo com a vontade de Leonardo de querer passar mais tempo com familiares. Ele tem seis filhos (Pedro Leonardo, Zé Felipe, Jéssica, Monyque, Matheus e João Guilherme) e cinco netos.

A família de Leonardo, aliás, viveu uma significativa perda recentemente. Dona Carmen, mãe do cantor, morreu no dia 1º de abril em Goiânia (GO) após um infarto, aos 87 anos. Ela foi enterrada no mesmo túmulo do marido, Avelino Costa, e do filho Leandro.

Leandro e Leonardo formaram, juntos, uma das duplas mais importantes e influentes do sertanejo. Dona de uma série de hits como “Pensa em Mim”, “Entre Tapas e Beijos”, “Eu Juro”, “Rumo a Goiânia”, “Talismã” e Festa de Rodeio”, os artistas foram fenômenos de popularidade nos anos 90, estrelaram programas de TV e ostentam, até hoje, segundo a Associação Brasileira dos Produtores de Discos (ABPD), o terceiro álbum mais vendido da história de toda a música brasileira, em 1990, com 3,2 milhões de cópias.

X