No próximo dia 24 (sábado), das 8h às 12h, a Praça Barão de Araras irá receber um evento de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa. No dia haverá aferição de pressão arterial e glicemia, roda de conversa e aula de capoterapia, dança e alongamento.
Promovida pelo CMI (Conselho Municipal do Idoso), a iniciativa contará com o apoio dos estagiários da UFSCar (Universidade Federal de São Carlos) e da Uniararas – FHO (Fundação Hermínio Ometto).
De acordo com o CMI até este sábado (17), nos espaços de acolhimento aos idosos da cidade, o tema será debatido e ações serão realizadas. “No último dia 9, conversamos com idosos do Oratório Irmão Tarcísio. Nesta quinta (15), Dia Mundial de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa, em parceria com o Fundo Social de Solidariedade, iremos nos reunir com os grupos do Centro de Convivência da 3ª Idade Hilda Masson Bordin Marreto. Já no dia 17, o bate-papo acontece no Centro Dia do Idoso Romana Ometto, no Espaço Conviver”, detalhou a presidente do CMI, Viviane Zanchetta.
Em 2022, segundo dados do CMI, houve uma média de 15 denúncias mensais de casos de violência contra a pessoa idosa em Araras. As ocorrências aconteceram via Disque Denúncia (Disque 100) e foram encaminhadas ao CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social).
Outras informações sobre o “Junho Violeta” podem ser obtidas pelo telefone 3543-1700.