A Secretaria da Saúde de Araras intensifica os esforços no combate às hepatites, com testagens para as infecções em todos os postos de saúde do município. O objetivo é detectar precocemente possíveis infectados já que, muitas das vezes, a infecção é silenciosa e pode evoluir para doenças mais graves como câncer hepático ou cirrose.
As hepatites B e C são infecções que atingem e inflamam o fígado, sendo responsáveis por 1,4 milhão de mortes anualmente no mundo. Por conta da gravidade da doença, a OMS (Organização Mundial da Saúde) estabeleceu o dia 28 de julho como o Dia Mundial de Luta Contra as Hepatites Virais e o Governo Federal, por meio da Lei nº 13.802/2019, tornou o mês de julho como de promoção à visibilidade das hepatites B e C no Brasil.
Infecção silenciosa
As hepatites B e C normalmente não apresentam sintomas, mas, se presentes, podem ser notados cansaço, febre, mal-estar, tontura, enjoo, vômito, dor abdominal, pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras.
Mesmo se não houver a presença dos sintomas é recomendado que seja realizado o teste em caso de relação sexual sem o uso de preservativo, se o paciente compartilhou seringas, agulhas ou qualquer objeto que fure ou corte, também há o risco se água, alimento ou medicamentos em condições precárias foram consumidos.
O Ministério da Saúde também alerta as gestantes, já que existe a possibilidade da infecção ser transmitida para a criança ainda na barriga, no momento do parto ou amamentação.
Outras informações podem ser obtidas no telefone da Secretaria Municipal da Saúde: 3543-1522.