O jornalista Hugo Bachega da emissora britânica BBC News precisou abandonar a transmissão ao vivo nesta segunda-feira, 10, para se proteger dos ataques lançados por Vladimir Putin à Kiev.
Ele tinha acabado de entrar ao vivo para falar como estava a situação da guerra quando foi surpreendido por um forte estrondo que fez com que ele deixasse a transmissão e buscasse um local seguro. Na sequência, a emissora cortou a transmissão e voltou para o estúdio, onde a apresentadora, Sally Bundock, informou que a equipe da TV retomaria o contato com ele assim que possível.
Mais tarde, o jornalista vez um vídeo em que explicou que eles tinham ido para o estacionamento do hotel em Kiev, onde estão hospedados, para se proteger. Ele também relatou como foi o momento. “Estava fazendo uma entrada para quando ouvi um barulho bem forte vindo do céu. E é estranho porque não há nenhum tipo de atividade aérea aqui na capital”, disse. “Então, qualquer barulho que vem do céu causa estranheza e confusão.
No momento que ouvi, olhei para cima e vi um míssil que atingiu um local bem perto do hotel”, acrescentou. Nesta segunda, a Rússia desencadeou uma enxurrada de ataques contra várias cidades ucranianas, incluindo o centro da capital do país, Kiev, que desde que as tropas de Putin deixaram a região não era atacada.
O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, afirmou que as forças russas utilizaram dezenas de mísseis e drones construídos pelo Irã no ataque. O governo fala em 75 mísseis disparados contra alvos ucranianos, dos quais 41 teriam sido neutralizados por defesas aéreas.