O Irã sofreu, mas conquistou nesta sexta-feira (25) sua primeira vitória na Copa do Mundo de 2022, no Catar. Em jogo no Estádio Ahmad bin Ali, em Al Rayyan, pela segunda rodada do Grupo B, a seleção asiática venceu o País de Gales por 2 a 0, graças a dois gols marcados nos acréscimos do segundo tempo.
No primeiro tempo, o Irã chegou a fazer 1 a 0 aos 15 minutos, graças a Ali Gholizadeh. A arbitragem, no entanto, checou o lance no VAR e invalidou, assinalando impedimento. Os galeses tiveram dificuldades para oferecer perigo.
Depois, na etapa final, a seleção asiática novamente teve a chance de tirar o zero do placar aos 7 minutos, sem sucesso. No contra-ataque, Sardar Azmoun saiu na cara do goleiro Wayne Hennessey e mandou na trave esquerda; no rebote, Ali Gholizadeh chutou de esquerda da entrada da área e acertou a outra trave.
No fim do jogo, Hennessey foi expulso ao sair da área e levantar a perna em excesso na dividida com Mehdi Taremi. Com um a mais, o Irã não desperdiçou: aos 53 minutos, Roozbeh Cheshmi aproveitou a bola que a zaga não afastou e mandou no canto do goleiro Danny Ward.
Não foi só: aos 55 minutos, após rápido contra-ataque, Rozmin Rezaeian recebeu o passe da esquerda na entrada da área e tocou na saída de Ward para fazer 2 a 0.
Com o resultado, os iranianos chegaram a três pontos em dois jogos, entrando na briga por uma vaga nas oitavas de final, mesmo depois da derrota por 6 a 2 para a Inglaterra na primeira rodada. Os galeses, que empataram com os Estados Unidos na estreia, têm um ponto e estão na lanterna.
Tanto galeses quanto iranianos voltam a entrar em campo agora na próxima terça-feira (29), às 16h (horário de Brasília), para os jogos da terceira rodada da chave. Gales enfrenta a Inglaterra em Al Rayyan, enquanto o Irã mede forças com os EUA em Doha.