22/11/2024
Brasil Política

Ipec: Lula tem 51% dos votos válidos; vitória em 1º turno fica na ‘margem de erro’

Nova pesquisa do Ipec (ex-Ibope) mostra que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem a possibilidade de ser eleito para um novo mandato já no primeiro turno, dentro do limite da margem de erro. O petista teria 51% dos votos válidos se a eleição fosse hoje, contra 37% de Jair Bolsonaro (PL), 8% de Ciro Gomes (PDT) e 3% de Simone Tebet (MDB).

O cálculo dos votos válidos reproduz o que a Justiça Eleitoral faz no dia da apuração, ao desconsiderar brancos e nulos (que somam 7% das respostas ao Ipec). Também não entram na conta os eleitores que não responderam (6% da amostragem da pesquisa).

Só é dispensada a realização de segundo turno caso algum dos candidatos alcance a maioria absoluta dos votos válidos já na primeira votação. Como a margem de erro estimada para a pesquisa do Ipec é de dois pontos percentuais para mais ou menos, não haveria garantia de vitória de Lula no primeiro turno mesmo se a eleição fosse hoje.

Esta é a primeira pesquisa Ipec para a presidência após o início das entrevistas dos candidatos no Jornal Nacional, da TV Globo, que ocorreram entre os dias 22 e 26 de agosto. Na rodada anterior da série de pesquisas contratadas pela TV Globo e “Folha de S.Paulo”, há duas semanas, Lula alcançava 52% dos votos válidos no primeiro turno.

No quadro geral da disputa, quando são levados em conta todos os eleitores ouvidos pelo Ipec, Lula tem 44% das intenções de voto no primeiro turno, enquanto Bolsonaro alcança 32%. Ciro Gomes marca 7% e Simone Tebet, 3%. O candidato Felipe D’Ávila (NOVO) tem 1%.

O Ipec entrevistou 2.000 eleitores em entrevistas presenciais entre 23 e 29 de agosto. A margem de erro é estimada em dois pontos percentuais para mais ou menos, para um intervalo de confiança de 95%. O estudo está registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-01979/2022.

X