Um incêndio de grandes proporções atingiu uma madeireira, em Americana (SP), na tarde do último domingo (20). A ocorrência é na Rua Orlando Dei Santi, próximo a um posto de combustíveis.
Pelo menos quatro caminhões do Corpo de Bombeiros e mais três com água, além de uma retroescavadeira — usada para revirar o material — atuaram no combate às chamas.
Os trabalhos mobilizaram equipes de Americana, Piracicaba e Santa Bárbara d’Oeste com mais de 100 mil litros de água. O fogo foi controlado por volta de 15h e não houve feridos.
“Bastante fogo, bastante fumaça, dada a carga de incêndio elevada. São toras de madeira, vários metros cúbicos de madeira. Então, muito trabalho”, comentou o tenente Hudson Humphreys.
De acordo com populares, o incêndio teria começado por volta de 13h30, quando as chamas de um terreno vizinho se arrastaram com a força do vento.
A madeireira estava fechada e o gerente foi acionado. Parte do estoque que seria entregue a clientes, maquinários e um escritório que fica aos fundos ficaram destruídos.
“É duro, é onde a gente tira nosso sustento, da família da gente, o pessoal que trabalha aqui. É complicado. A gente fica chateado”, comentou o gerente de produção José Donizete de Melo, que atua no local há 10 anos.
A parede de uma empresa de tecidos localizada ao lado precisou ser resfriada e diversos retalhos acabaram danificados. O fogo ainda causou danos a um caminhão e um carro.
O posto de combustíveis que fica na rua precisou ser fechado e os veículos dos funcionários removidos por precaução.
Apesar disso, o tenente dos Bombeiros afirma que a ocorrência não oferece maior risco dada à distância entre a madeireira e o estabelecimento.