A imprensa internacional repercutiu e deu grande destaque à vitória de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nas eleições presidenciais brasileiras , neste domingo (30). Lula venceu a disputa pela presidência com 50,90% dos votos válidos – enquanto seu adversário, Jair Bolsonaro (PL), foi derrotado com 49,10
Financial Times
Um “histórico retorno”: é assim que o jornal americano Financial Times chamou a eleição do petista.
“O resultado apertado encerra uma reviravolta dramática para Lula, que cumpriu dois mandatos como presidente entre 2003 e 2010, mas foi posteriormente acusado de corrupção. Ele cumpriu pena na prisão por corrupção antes de suas condenações serem anuladas”, diz o jornal.
The New York Times
O jornal norte-americano The New York Times colocou a vitória de Lula na primeira página. “Brasil elege Lula, um ex-líder esquerdista, em reprovação a Bolsonaro”, diz a manchete.
New York Times repercute vitória de Lula
“Os eleitores destituíram o presidente Jair Bolsonaro após um mandato e elegeram o presidente esquerdista Luiz Inácio Lula da Silva para substituí-lo, disseram as autoridades. A vitória completa um renascimento político impressionante para da Silva (Lula) e encerra o período turbulento de Bolsonaro como o líder mais poderoso da região”, diz o New York Times.
The Guardian
O jornal inglês The Guardian considerou a vitória de Lula (PT) “a mais importante eleição em décadas”.