O cantor sertanejo Gusttavo Lima, de 35 anos, anunciou nesta quarta-feira, 19 de março de 2025, que desistiu de concorrer à Presidência da República nas eleições de 2026. Em entrevista ao portal Metrópoles, o artista afirmou que pretende focar em sua carreira internacional e na criação do Instituto Gusttavo Lima, voltado para ações sociais.
O sertanejo revelou que a decisão foi influenciada pela oposição de familiares e pessoas próximas à sua candidatura. “Fiquei impressionado com a boa receptividade do Brasil, mas muitas pessoas próximas se posicionaram contra, inclusive minha família, o que pesou muito”, declarou o cantor. Ele também mencionou que as eleições de 2026 ainda serão muito polarizadas e que não tem “estômago” para negociações políticas que, muitas vezes, não são de interesse do país, mas de partidos e pessoas.
Apesar da desistência, Gusttavo Lima não descartou a possibilidade de ingressar na política futuramente. “Nada impede que, na próxima eleição ou daqui a duas ou três, eu seja candidato”, afirmou. Enquanto isso, o cantor planeja expandir sua carreira internacional e lançar o Instituto Gusttavo Lima, que pretende dar assistência a 2 mil idosos ainda este ano.
Em fevereiro deste ano, uma pesquisa de intenção de voto realizada pela Genial/Quaest mostrou que Gusttavo Lima era o candidato da oposição mais competitivo contra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). No levantamento, o cantor aparecia com 35% das intenções de voto, enquanto Lula tinha 41%.