O Google Cloud anunciou, durante o Web Summit Rio, um ambicioso plano para treinar gratuitamente 1 milhão de brasileiros em inteligência artificial (IA) e tecnologias de nuvem nos próximos anos. A iniciativa visa suprir a crescente demanda por profissionais qualificados na área, oferecendo cursos online em português sobre IA, computação em nuvem, análise de dados e cibersegurança.
Cursos e plataformas disponíveis
A plataforma Google Cloud Skills Boost já oferece 648 cursos gratuitos, sendo 49 focados em IA generativa. Recentemente, foram lançados três novos cursos: “Introdução à segurança no mundo da IA”, “Aumente a produtividade com o Gemini no BigQuery” e “Crie agentes de IA generativos com Vertex AI e Flutter”.
Além disso, o The Arcade, uma plataforma gamificada, disponibiliza jogos educativos sobre IA em português.
Parcerias e programas especiais
Em 2024, mais de 70 mil brasileiros participaram dos Programas de Aprendizagem do Google Cloud, oferecidos em parceria com mais de 300 universidades e escolas técnicas.
Para 2025, destaca-se o programa Google Cloud Computing Foundations Academy Brasil, voltado a estudantes de todas as instituições do país. O programa, gratuito e online, oferece conhecimentos básicos sobre Big Data, computação em nuvem e machine learning, com certificação ao final.
Os participantes também poderão integrar a Job Fair – Feira de Emprego Google Cloud Clientes & Parceiros, prevista para junho de 2025.
Apoio a startups
O Google for Startups Cloud Program fornecerá até US$ 350 mil em créditos para startups que priorizam a IA.
Além disso, uma parceria com a Endeavor Brasil visa apoiar 5.000 startups por meio de eventos, capacitação e acesso a programas como o Google Cloud Startup Hub e AI Academy.
Como se inscrever
Interessados podem acessar clicando neste link para explorar os cursos disponíveis.
Para o programa Google Cloud Computing Foundations Academy Brasil, as inscrições estão abertas até 30 de abril.
Com essa iniciativa, o Google Cloud reforça seu compromisso em democratizar o acesso à educação em tecnologias emergentes, preparando a força de trabalho brasileira para os desafios e oportunidades da era digital.