O União São João venceu o Nacional, por 3 a 1, na tarde deste sábado no Estádio Hermínio Ometto pelo jogo da volta das quartas de final e garantiu a classificação à fase semifinal do Campeonato Paulista 2023. O time de Araras está a dois jogos do acesso a Série A3, o adversário na fase decisiva será o Grêmio São-Carlense.
O time de Araras teve mais volume de jogo e criou algumas chances no primeiro tempo. O Nacional também teve algumas oportunidades nos contra-ataques. A primeira chance do jogo foi do Nacional em chute forte do meia Nikolas de fora da área e o goleiro Orlando fez grande defesa. Ainda no primeiro tempo, o União quase abriu o placar após cobrança de falta de João Mafra em que o goleiro Maurício deu rebote e ninguém aproveitou o lance. As equipes foram para o intervalo no 0 a 0.
Na segunda etapa, o jogo continuou movimentado e o União abriu o placar logo aos 4 minutos de partida, Léo Souza deu um passe milimétrico para Ramirez na direita que cruzou na área e João Mafra, melhor jogador em campo, estufou a rede, um golaço, 1 a 0, União. Após o gol, o time da capital se lançou ao ataque e permitiu alguns contra-ataques para o União e aos 42 Caio foi lançado e na velocidade invadiu a área e foi derrubado por Diogo Bolt, pênalti para o União, Toninho foi para a cobrança e ampliou, 2 a 0, União.
Quando tudo parecia liquidado, o sistema de som do Estádio Hermínio Ometto anunciou de maneira irresponsável a frase “o União voltou, o União voltou”, como se a vitória já estivesse garantida e que o acesso à Série A3 já era uma realidade, sendo que o jogo não havia terminado e ainda haverá mais um adversário pela frente. A menção irritou até mesmo o presidente do time, José Mario Pavan, que tomou providências.
Por coincidência, a menção no sistema de som, deu motivação ao time do Nacional, que passou a pressionar o União, tanto que aos 45 minutos, o Nacional diminuiu o placar com o Diogo Bolt, 2 a 1. Na sequência o time da capital teve a chance de empatar com o zagueiro Luiz Henrique, que esteve cara-a-cara com o gol e chutou para uma grande defesa do goleiro Orlando, que salvou o time do União de levar o empate. Um minuto antes, o atacante Jhon do Nacional havia sido expulso por atingir o rosto do goleiro Orlando.
Apesar da pressão do Nacional, quem ampliou o marcador nos acréscimos foi o União São João, o bom atacante Hemerson puxou um contra-ataque na intermediária e avançou até a entrada da grande área e com categoria tocou na saída do goleiro Maurício, 3 a 1 União, para alívio dos 1.889 torcedores que compareceram para incentivar o time de Araras.
Com a vitória, o União garantiu a classificação à fase semifinal e está a um passo do acesso, são só mais dois jogos pela frente diante do do Grêmio São-Carlense, que eliminou o União Barbarense. O primeiro jogo será no próximo sábado, dia 9 de setembro, às 15h, no Estádio Hermínio Ometto, em Araras. O jogo da volta será no Estádio Luizão, em São Carlos, também no sábado, dia 16 de setembro, em São Carlos.
Nesta competição, o time de Araras já enfrentou o Grêmio São-Carlense em duas oportunidades. As duas vezes na primeira fase, em São Carlos, as equipes empataram, por 0 a 0, e em Araras, o União venceu, por 3 a 1.