20/09/2024
Cidade

Família de Araras tem porca de 120 kg de estimação

Uma porca de 120 quilos conquistou o coração de um casal de Araras. Há um ano, Clarice é o ‘xodó’ na casa da família e tem até perfil no Instagram.

Depois que a porquinha chegou, tudo mudou para melhor. “Trouxe mais alegria e diversão. É muito amor envolvido”, disse a empresária Flavia Arantes Schweter (veja no vídeo abaixo).

Clarice encontrou uma família amorosa para cuidar dela, além de outros cinco irmãos caninos. “Eles uivam, latem, e a Clarice entra no meio e fica ali também com os ruídos dela”, contou Flávia.

A porquinha foi adotada pouco tempo depois nascer. Quando o casal a viu pela primeira vez, era só uma leitoa no meio de uma ninhada. O empresário Nilton Schweter e a esposa não pensaram duas vezes. “Estavam ao relento no pasto e estava chuviscando, muito frio. Os irmãozinhos estavam embaixo, e ela em cima. Era a única fêmea em cima no montinho. Me apaixonei por ela”, lembrou Flávia.

Clarice recebeu o nome porque, segundo a tutora, era a mais clarinha entre os irmãos que tinham a pelagem mais escura. A porquinha foi crescendo e ganhou até um perfil nas redes sociais. Na pagina há registros da primeira papinha, roupinhas e até a rotina dos banhos.

Mimos
Ao contrário de outros da mesma espécie, Clarice não dome em chiqueiro e tem um quarto só para ela. “Quando a gente está trabalhando, ela fica no quintal. Agora quando a gente está em casa, ela fica com a gente. Não tem problema nenhum, os cachorros também ficam”, contou Flávia.

A porquinha tem a piscina dela, mato para comer e lama. O cuidado com a pele do animal inclui óleo, hidratante e protetor solar. Apesar dos 120 quilos, a dieta é balanceada. “Muita fruta, verdura, tem papa doce, que é à base de farelo de milho, quirela, mamão, banana, faz toda uma mistura com água, e vira aquela massa. Ela ama. Tenho uma prima que é nutricionista e dá uma certa ajuda”, disse a empresária.

O animal também vai com frequência ao veterinário. Já vermifugamos três vezes no período que tem que ser, tem vitamina, tudo o que um porco precisa a gente dá”, disse Nilton.

Ao contrário do que muitos podem pensar, Clarice cheira bem e tem até lugar pra fazer as necessidades. “De manhã, eu falo: Clarice, fazer xixi e cocô. Ela vai até um cantinho e faz as necessidades dela. O porco é sujo ou talvez seja mal cuidado quando ele está ali só comendo lavagem para engordar e ser sacrificado mais tarde. Mas aqui a Clarice é como um cachorro mesmo”, contou o empresário.

Na casa, Clarice reina absoluta. Por amor ao pet nada convencional, o casal não come carne de porco. Assim como os cães, a porquinha também faz parte da família e pode ficar tranquila com a certeza de que a vida seguirá cheia de mimos e que não se transformará em refeição de alguém.

“Ela é bem especial diante das circunstâncias. A gente pegou ela em uma dia chuvoso, com frio, trouxemos ela pra cá, demos a primeira mamadeira para ela, vimos ela sendo criadas com os cachorros aqui de casa”, disse Nilton. “Era pra ser nossa. Tinha que ser nossa Clarisse”, completou Flávia.

X