21/11/2024
Entretenimento

Empresa faz levantamento da deterioração do Cine Santa Helena

Sete funcionários trabalham todos os dias na obra do Cine Santa Helena, prédio de 93 anos que será revitalizado, assim como a Praça “Monsenhor Quércia” (Calçadão). “Por ser um prédio antigo, temos que fazer tudo de forma manual para não causar danos e também por não termos um acesso para maquinários pesados”, explica Marcelo Campos, engenheiro da Premol, empresa responsável pelo projeto.

Todo o entulho tem que ser levado para fora do prédio com carriolas e, depois, o caminhão entra no Calçadão para retirar tudo. “Demora um pouco, mas estamos empenhados para dar logo esse presente para os ararenses”, diz Campos.

O profissional explica que, neste momento, a equipe faz um levantamento dos danos ao prédio para, depois, fazer a revitalização. “Tem muitas fissuras, rachaduras e umidade, então precisa ser feito com cuidado”.

Investimento

A obra começou no último dia 6 de junho e tem previsão de ser concluída em 360 dias, com investimento de R$ 6.332.771,83. O projeto foi aprovado em novembro de 2022 pelo DADETUR (Departamento de Apoio ao Desenvolvimento dos Municípios Turísticos), do Governo do Estado.

A verba estadual é destinada exclusivamente para projetos turísticos e, como Araras é estância desde 2021, recebeu o valor.

Prédio histórico

Inaugurado em 1930, o Theatro Santa Helena era propriedade de Gerólamo Gaino e foi construído com linhas arquitetônicas que remetiam às salas de espetáculos da belle époque francesa do início do século XX.

O edifício funcionou como teatro e clube de dança até 1978, quando foi alugado por Noel Taufic e transformado em cinema. Funcionou até meados da década de 90, quando era o único em atividade em Araras.

Após o fechamento, o prédio tombado pelo Comphac (Conselho Municipal do Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural) de Araras serviu de sede a igrejas até ser adquirido pela Prefeitura em 2011.

X