Em live (transmissão ao vivo pela internet) realizada na terça-feira (11), na Casa da Memória de Araras “Pedro Pessotto Filho”, foi detalhado o cronograma de implantação da DS Multimedia Kiota, grupo sul-coreano do ramo da tecnologia.
De acordo com a apresentação do diretor executivo da Kiota no Brasil, Fábio Vianna, a previsão de início das operações da fábrica em Araras é de 24 meses. “Para ficar claro para todos: A DS Kiota vai trazer para Araras tecnologia nova, conhecimento e uma linha de produtos de alto desempenho. Iremos promover um know-how da Coreia do Sul para o Brasil, treinamento e capacitação profissional para os envolvidos”, salientou Vianna.
Na ocasião, o presidente e CEO da DS Multimedia Kiota, Mr. Kim Yong Hyun, que visitou a cidade, destacou (em inglês) o porquê da escolha de Araras para instalação da 1ª fábrica da empresa no continente americano. “Depois de viajar por vários locais, concordarmos que Araras é o melhor local para a nossa empresa. O estado de São Paulo é desenvolvido, pioneiro e com pessoas capacitadas. Com isso, a Kiota também vai cooperar e desenvolver muitos projetos, não apenas montar produtos”, reforçou Mr. Kim.
Atuante na fabricação de painéis solares, monitores de LED, lâmpadas de LED, produtos “energia verde”, câmara de hidroponia, LCD, OLED, iluminação profissional, painéis, sistemas de IA (Inteligência Artificial), internet das coisas, segurança, leitores de íris e de palmas, câmeras, baterias inteligentes, LED flexível, display, e-board, iluminação indoor e outdoor, a Kiota será instalada futuramente em um terreno de 25 mil m², localizado no Distrito Industral VI Tecnológico (entroncamento das rodovias Anhanguera – SP-330 e Wilson Finardi – SP-191 – início do trecho Araras/Rio Claro). O investimento por parte da empresa será de US$ 132 milhões (aproximadamente R$ 640 milhões na cotação atual).
“A chegada da Kiota será um marco para a nossa cidade. Além dos mais de 1.500 empregos diretos, a empresa irá desenvolver tecnologicamente o município e promover mão de obra qualificada. Estamos muito felizes com os desdobramentos. Parabéns, Araras!”, comentou o prefeito Pedrinho Eliseu.
Segundo o planejamento, a Kiota vai desenvolver duas frentes de trabalho na cidade: uma para produção e outra para distribuição de produtos. A DS Multimedia Kiota tem como parceiros profissionais empresas como LG, Sanyo, Toshiba, Panasonic, Mitsubishi, Samsung, BMW e Volkswagen.
CRONOGRAMA DE IMPLANTAÇÃO DA KIOTA*
– 3 meses: Elaboração e aprovação do projeto da fábrica e equipamentos, requisitos de energia.
– 10 meses: Treinamento de engenheiros e pessoal-chave brasileiros na DSM Coreia e Cingapura. (1 a 3 meses)
– 13 meses: Inspeção do maquinário na Coreia, antes de enviar para o Brasil.
– 15 meses: O prédio da fábrica de Araras fica pronto
– 18 meses: Envio das máquinas para o Brasil e completar o desembaraço alfandegário.
– 20 meses: Instalação do maquinário na fábrica brasileira.
– 21 meses: Treinamento dos engenheiros brasileiros no Brasil.
– 24 meses: Início oficial das operações da fábrica.
*Prazos estabelecidos pela DS Multimedia Kiota e conjunto com a Prefeitura