22/04/2025
Cidade Destaque Política

Dos 365 dias do ano, Araras tem 117 datas comemorativas criadas por leis municipais

Araras (SP) já tem 117 datas comemorativas oficiais criadas por leis municipais, a maioria delas de autoria de vereadores. O número impressiona ao representar quase um terço do calendário anual, com homenagens, campanhas de conscientização e celebrações de diferentes temas — alguns deles curiosos e até polêmicos.

Entre as datas mais conhecidas, estão o Dia Municipal do Coletor de Lixo, o Dia do Corretor de Imóveis e o Dia Municipal do Grêmio Estudantil. No entanto, o que chama a atenção é a presença de algumas celebrações consideradas, no mínimo, inusitadas.

É o caso, por exemplo, do Dia Municipal do Profissional Influenciador Digital, criado pela Lei nº 5.861. Outra data que costuma gerar debates é a Semana da Conscientização da Sororidade, também inserida no calendário por meio de projeto de vereadora local, que, embora tenha um tema relevante, sofre críticas pela falta de atividades práticas ou fiscalização sobre sua efetiva realização.

Além dessas, há ainda propostas de datas voltadas para categorias com baixa representatividade ou eventos que, na prática, acabam passando despercebidos pela população, mas seguem oficialmente no calendário da cidade.

A criação de datas comemorativas é permitida pela Lei Orgânica do Município, que autoriza os parlamentares a propor leis para instituir dias ou semanas temáticas, mesmo sem a necessidade de avaliação de impacto financeiro ou de obrigatoriedade de ações concretas.

Apesar de defendidas pelos autores como forma de dar visibilidade a temas importantes, essas leis muitas vezes são vistas como uma maneira de vereadores garantirem a aprovação de projetos com facilidade, enquanto temas mais complexos seguem sem solução.

A polêmica sobre o excesso de datas não é exclusiva de Araras, mas o volume chama a atenção. Em um cenário de 117 datas comemorativas para 365 dias, a cidade soma, em média, uma data comemorativa oficial a cada três dias.

A lista completa das datas pode ser conferida no portal da Câmara Municipal e na plataforma Legislação Digital.


*O levantamento das informações para esta matéria foi realizado com auxílio da Inteligência Artificial.


X