Na última terça-feira (3), mesmo com uso de EPI, um coletor de lixo de Araras sofreu um corte profundo no braço esquerdo ao realizar o serviço no bairro Villa Lobos.
Um dos sacos de lixo continha vidros descartados de forma irregular.
Em 2022, seis funcionários foram afastados por perfurações causadas por agulhas de seringas, as quais também foram descartadas incorretamente.
Em Araras, há uma lei municipal que aplica multa de até R$ 2 mil para quem descarta o lixo de maneira irregular.
Descarte correto de materiais perfurocortantes
A Prefeitura Municipal de Araras orienta a população para o descarte correto de materiais perfurocortantes, tais como latas, palitos de churrasco, vidros e outros itens. O objetivo é evitar acidentes e danos à saúde dos coletores de lixo da cidade.
O pedido parte dos próprios funcionários da limpeza pública que muitas vezes acabam se ferindo, até com gravidade durante o trabalho, por conta da irresponsabilidade de quem descarta o lixo doméstico incorretamente. “É comum acidentes com agulhas e vidros que acabam em furos e cortes em nossas mãos e quando um trabalhador se machuca mais gravemente e se afasta os outros tem que trabalhar dobrado pra suprir a falta dele sem prejudicar o serviço na cidade, sem contar os danos à nossa saúde”, relata Isaías Soares dos Santos, coletor.
Segundo ele, estes materiais devem ser descartados devidamente embalados e separados do lixo comum. “A maneira correta é colocá-los em garrafas pets ou em embalagens longa vida, deixá-los ao lado do saco de lixo comum e, se possível, identificados”, explicou.