A colocação de novos entulhos nas ruas está proibida em Araras. A informação é da Prefeitura Municipal, que, por meio da Secretaria Municipal de Serviços Públicos, reforça que está vedado a dispensa de entulhos, trecos e resíduos vegetais em vias públicas da cidade. Para aqueles que necessitam realizar o descarte desses materiais, o aluguel de caçambas torna-se a principal opção.
O descumprimento da medida poderá resultar na cobrança de preços públicos aos munícipes. Desde setembro de 2024, o Ecoponto da cidade opera em sua capacidade máxima, impossibilitando o recebimento de novos descartes. “O local está superlotado, mas precisamos retirar o que está nas ruas e trazer para cá. Atualmente, estamos com um termo de referência em andamento e, em breve, temos a perspectiva de realizar o transbordo do ecoponto”, afirmou a secretária de Serviços Públicos, Sandra Milaré.
Neste momento, a Prefeitura concentra esforços na limpeza geral do município. Na última semana, foi anunciada uma força-tarefa e um mutirão para a retirada dos materiais acumulados, medida viabilizada por uma contratação emergencial.