A Vigilância Epidemiológica registrou três casos de dengue neste mês de maio em Araras: todos os pacientes contraíram a doença no próprio município. O índice é positivo e vem de uma queda nas estatísticas que certificam a eficácia na tomada de cuidados por parte da população, essencial para frear a proliferação do mosquito Aedes aegypti.
Em abril, uma análise de índice larvário (ADL) apontou queda de 1,4 para 0,4 no Índice do Breteau, que define a quantidade de insetos em fase de desenvolvimento encontrados nas habitações pela quantidade de total vistoriada. O Índice utilizado no Brasil para a determinação de infestação do inseto.
Continue seguindo as dicas de prevenção e combate a dengue em residências: tampe os tonéis e caixas d’água; mantenha as calhas sempre limpas; deixe garrafas sempre viradas com a boca para baixo; mantenha lixeiras bem tampadas; deixe ralos limpos e com aplicação de tela; preencha pratos de vasos de plantas com areia e limpe os potes de água para animais com escova ou bucha.