Araras entrou em estado de alerta para a dengue. Nesta semana, o município atingiu um alto risco de transmissão da doença, conforme o último boletim divulgado pelo Setor de Controle de Endemias da Secretaria Municipal da Saúde. Até o momento, 207 casos foram confirmados e um óbito foi registrado, aumentando a preocupação das autoridades de saúde e da população.
Diante do avanço da doença, o Setor de Endemias tem intensificado as ações de combate ao Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, zika, chikungunya e febre amarela. “Além do trabalho diário por parte dos nossos agentes, como visita a domicílios, orientações, nebulizações nos bairros, entre outras atividades, pedimos à população que nos ajude no combate aos focos, cuidando de suas casas e de seus quintais, principalmente neste período de chuvas”, destacou Luciana Bianco, visitadora sanitária.
Mutirão contra a dengue no José Ometto
Para reforçar o enfrentamento à dengue, o Setor de Endemias realizará um mutirão de combate à doença neste sábado (8), no bairro José Ometto, na região Leste da cidade. Os agentes estarão percorrendo as residências das 7h às 13h, orientando os moradores e eliminando possíveis criadouros do mosquito.
Sintomas? Procure a UBS mais próxima
A Secretaria Municipal da Saúde alerta que, ao apresentar sintomas como dor no fundo dos olhos, dor de cabeça, manchas vermelhas na pele, mal-estar, dor nas articulações ou febre alta, o morador deve procurar a UBS (Unidade Básica de Saúde) mais próxima.
“Na maioria dos casos, a população costuma buscar o pronto-socorro, mas a porta de entrada para pacientes com dengue é a UBS. Procure a unidade mais próxima de sua residência, onde será atendido da melhor forma possível e receberá o cartão da dengue para acompanhamento da evolução da doença. Se houver necessidade, será encaminhado para o hospital”, explicou Luciana Bianco.
Com um óbito já registrado e o número de casos crescendo, a recomendação das autoridades é para que a população redobre os cuidados e elimine qualquer possível criadouro do mosquito.
Para mais informações e orientações, a população pode entrar em contato com a Secretaria da Saúde pelo telefone (19) 3543-1522.