Uma menina de 10 anos foi picada por um escorpião amarelo, na tarde do último sábado (22), na residência em que mora no Jardim Fátima, em Araras.
A criança foi socorrida e levada ao Pronto Socorro da Santa Casa, onde recebeu todo o tratamento. Após seis horas internadas recebeu alta e se recupera em casa.
Sintomas
Dor intensa, sensação de ardência ou agulhadas, inflamação no local são os sintomas mais comuns de picadas de escorpião, mas há casos em que a dor é discreta.
Quadros moderados podem acarretar náusea, vômito, aumento da frequência cardíaca, sudorese, enjoos, dificuldade para respirar e queda de pressão.
Nos casos graves, mais frequentes em crianças, o vômito pode ser abundante, assim como o suor. Outros sintomas incluem agitação, apresentar movimentos descoordenados, dificuldade para caminhar, sonolência, confusão mental, tremores e espasmos.
Tratamento
São medidas importantes aplicar compressa morna no local, tomar analgésicos comuns para alívio da dor, permanecer em repouso e procurar assistência médica, levando consigo, sempre que possível, o animal que a atacou. Se não for possível capturá-lo com segurança, tire fotografias. Isso ajuda a identificar com mais rapidez o antídoto que deve ser administrado, se for o caso.
Na maior parte das vezes, medidas simples para amenizar a dor de picadas de escorpião são suficientes. Contudo, alguns escorpiões, como o amarelo (espécie Tityus serrulatus, da imagem acima), possuem um veneno muito tóxico. Se o quadro não regredir e a pessoa (especialmente se for criança) apresentar sintomas típicos de um caso grave, os profissionais irão tomar medidas adicionais. Lembre-se que é importante procurar ajuda o quanto antes.
Recomendações
Mantenha sua casa, o quintal, o jardim sempre limpos, sem acúmulo de lixo ou de objetos que possam servir de esconderijo para escorpiões;
Instale telas nas portas e janelas. Vede as frestas;
Examine roupas e calçados antes de usá-los;
Use botas de cano longo, mangas compridas e luvas quando manipular objetos em locais que possam servir de abrigo para escorpiões;
Não hesite. Procure imediatamente atendimento médico se suspeitar que uma pessoa foi picada por um escorpião. Caberá ao médico avaliar a gravidade e as consequências do ferimento.