Uma criança de três anos de idade morreu afogada na tarde do último domingo (01), ao cair dentro de uma piscina de um condomínio em Limeira/SP. Isabela Tumolin Marconato chegou a ser atendida no local e em seguida levada a um hospital da cidade, mas não resistiu.
Segundo informações do Boletim de Ocorrência, o incidente ocorreu por volta das 17h30, quando a menina brincava com outras crianças próximo à piscina. Em um determinado momento, elas saíram do local e a vítima, que estava sobre cuidados da sogra de um tio, tirou as boias, e em um determinado momento de distração ela caiu na piscina.
A criança foi encontrada pouco tempo depois, inconsciente, e recebeu os primeiros socorros dos vizinhos e da esposa de um familiar. O Samu foi acionado e a vítima foi levada a um hospital da cidade, mas não resistiu e veio à óbito.
O corpo de Isabela foi levado ao IML de Limeira para exames necroscópicos e será sepultado às 17h desta segunda-feira (02).
Afogamento é a primeira causa de morte em crianças de 1 a 4 anos no Brasil, diz Sobrasa
Dados do Boletim Epidemiológico de Afogamentos no Brasil, divulgados pela Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático (Sobrasa), mostram que afogamento é a primeira causa de morte de crianças com idades entre 1 e 4 anos no país, e 50% desses casos ocorrem dentro de casa.
Ainda segundo o levantamento, a cada três dias uma criança morre afogada no país. Dentro desse cenário, segundo o levantamento, 15 brasileiros morrem por dia afogados.
Médico alerta sobre cuidados para evitar afogamentos
O médico cardiologista e intensivista, doutor Agnaldo Piscopo, publicou em suas redes sociais um vídeo onde ele alerta aos pais ou responsáveis sobre cuidados para evitar afogamentos em piscinas e outros objetos envolvendo crianças. Veja abaixo: