A tarifa de energia ficará mais cara em Araras a partir do próximo sábado (27). O aumento também será aplicado pela Elektro em mais 16 cidades da região.
A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou o reajuste nos valores praticado pela concessionária Elektro, responsável pela distribuição em Araras e nas cidades de Aguaí, Águas da Prata, Araras, Conchal, Corumbataí, Itirapina, Leme, Pirassununga, Porto Ferreira, Rio Claro, Santa Cruz da Conceição, Santa Cruz das Palmeiras, Santa Gertrudes, Santa Rita do Passa Quatro, São João da Boa Vista, Tambaú e Vargem Grande do Sul.
As residências passam a pagar 10,76% a mais. Já os outros clientes que utilizam a baixa tensão, como consumidores rurais e pequenos comércios, terão reajuste de 11,61%. Indústrias, grandes varejistas e outros clientes de alta tensão terão aumento de 23,72%.
Reajuste tarifário da Elektro
Residências 10,76%
Outros grupos que usam baixa tensão 11,61%
Alta tensão 23,72%
Fonte: Aneel
Justificativa do aumento
Segundo a Aneel, o aumento se deve aos encargos do setor e outras atividades relacionadas à compra, transmissão e distribuição de energia. A aprovação ocorreu nesta terça-feira (23).
Segundo a agência, a revisão tarifária periódica está prevista nos contratos de concessão para “alcançar equilíbrio entre a remuneração dos investimentos da prestação dos serviços de distribuição da empresa e a cobertura de despesas efetivamente reconhecidas pela Aneel”.