22/11/2024
Esportes

Clube russo que teve Roberto Carlos e Eto’o está prestes a fechar

O Anzhi Makhachkala, o clube russo que já ostentou nomes como Roberto Carlos e Samuel Eto’o depois de sair da obscuridade para se tornar um dos times mais ricos do mundo, está prestes a fechar. O Anzhi não recebeu uma licença para disputar a terceira divisão russa depois de não cumprir os requisitos e está caminhando para a extinção. É o último episódio da história do clube, que alcançou a primeira divisão na Rússia pela primeira vez em 2011, após um investimento significativo do oligarca bilionário Suleyman Kerimov.

O dinheiro injetado em Anzhi por Kerimov levou a uma série de contratações de alto nível, com a lenda brasileira Carlos entre os primeiros a mudar para o time russo em 2011. Jogadores como Eto’o e Yuri Zhirkov também se juntaram antes de Guus Hiddink se tornar treinador no final daquele ano. Como resultado do alto investimento em contratações, o Anzhi chegou às oitavas de final da Liga Europa na temporada 2012-13 e foi eliminado pelo Newcastle United.

Os problemas começaram logo depois, quando Kerimov decidiu reduzir o orçamento em meio a preocupações financeiras de fair play e o clube começou a vender seus principais jogadores, incluindo Eto’o e o brasileiro Willian, que foram para o Chelsea. Desde então, o Anzhi caiu nas divisões na Rússia depois de ser forçado a colocar jogadores jovens em campo por causa de uma proibição de transferência imposta devido a problemas financeiros. “A falta de uma licença de clube significa que o clube perde automaticamente seu status profissional. Toda a equipe do Anzhi fez todos os esforços possíveis para passar no procedimento de licenciamento e esperou um resultado positivo até o final. Acreditamos que este não é o fim. Acreditamos que um dia Anzhi retornará. Um dia esta estrela vai se iluminar novamente e vai brilhar ainda mais”, disse o clube em comunicado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

X