05/01/2025
Região

CDHU entrega imóveis do Residencial Vida Longa em Americana, com presença do vice-governador e o subsecretário de Desenvolvimento Urbano, José Police Neto

O Programa Casa Paulista entrega, nesta terça-feira (17), os imóveis do Residencial Vida Longa em Americana. Para a cerimônia, está prevista a presença do vice-governador, Felício Ramuth, e o subsecretário de Desenvolvimento Urbano, José Police Neto.

Com investimento de R$ 4,2 milhões, o residencial em Americana disponibiliza 28 unidades habitacionais, com cozinha, sala de estar e dormitório conjugados, banheiro e lavanderia, totalizando 33 m² de área construída.

O espaço comunitário de moradia assistida e gratuita foi construído para atender idosos em situação de vulnerabilidade social.  O Residencial Vida Longa de Americana fica na Rua Lúcio Alves, nº 60, Parque Residencial Jaguari.

O condomínio foi construído pela Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU), por meio do Programa Vida Longa. O empreendimento foi projetado para atender idosos com renda de até dois salários mínimos, que vivem sozinhos ou com vínculos familiares enfraquecidos, mas que ainda mantêm autonomia.

As unidades seguem os padrões de acessibilidade estabelecidos pelo Desenho Universal, assegurando facilidade de uso para idosos ou pessoas com dificuldades de mobilidade, sejam permanentes ou temporárias. Cada moradia é equipada com barras de apoio, louças e pias em alturas adequadas, portas e corredores amplos, interruptores de fácil alcance, alarmes de emergência sonoros e luminosos e pisos antiderrapantes. As áreas comuns também foram projetadas para garantir acessibilidade, proporcionando um ambiente seguro e confortável para os moradores.

Para promover a socialização, o residencial oferece espaços de convivência e lazer, incluindo salão com refeitório e área para assistir televisão, churrasqueira, forno à lenha, aparelhos para atividades físicas, bancos de jardim, horta elevada e paisagismo.

O Programa Vida Longa faz parte da política habitacional do Estado de São Paulo e possui caráter protetivo. A iniciativa é uma ação conjunta entre a Secretaria de Estado da Habitação, a CDHU e a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social, em parceria com municípios paulistas. As cidades participantes indicam os beneficiários, doam terrenos para a construção dos residenciais e assumem a gestão e manutenção dos empreendimentos após a conclusão.

Fonte: Todo Dia

X