Por solicitação do vereador Marcelo de Oliveira, autor da Lei que inclui no calendário oficial do município de Araras a ‘Semana Municipal de Conscientização e Respeito à Fibromialgia’, a Câmara Municipal de Araras realiza na próxima quinta-feira, dia 26 de maio, às 19h30, no Plenário “Bruno Moysés Batistella, uma palestra sobre a fibromialgia com o médico reumatologista, Eduardo de Paiva Magalhães.
Durante o evento, o Dr. Eduardo Magalhães fará uma explanação sobre as causas, os sintomas e passará orientações de como se prevenir da doença. “Não existe um exame especifico para identificar a fibromialgia, o diagnóstico depende muito do olhar clínico”, disse o médico em recente participação na sessão ordinária no Legislativo.
O dia 12 de maio é considerado o Dia Mundial da Fibromialgia. Ela é uma síndrome que se manifesta, principalmente, com dores no corpo todo por um longo período. Muitas vezes fica difícil definir se a dor é nos músculos ou nas articulações. Junto com a dor, surgem sintomas como fadiga, sono não reparador (a pessoa acorda cansada, com a sensação de que não dormiu) e outras alterações. Em Araras, mais de 1500 pessoas são portadoras da fibromialgia.