Um avião carregado com 400 quilos de cocaína foi interceptado por caças da Força Aérea Brasileira (FAB), na manhã desta quarta-feira (26), entre Matão e Dobrada (SP). O piloto fugiu e é procurado pela Polícia Federal.
A aeronave decolou do Paraguai e tinha como destino a região de Araraquara (SP). Após a interceptação, o piloto da aeronave pousou em uma pista de terra, próximo à Rodovia Brigadeiro Faria Lima (SP-326) e fugiu pelo canavial.
A ação de interceptação foi desenvolvida pela Polícia Federal (PF), em conjunto com o Comando de Operações Aeroespaciais (Comae), o Comando de Aviação Militar da PM e o Grupo Especial de Fronteira (Gefron/MT).
De acordo com a PF, neste momento estão sendo realizadas diligências na região em busca do piloto e outros possíveis ocupantes do avião.
A ocorrência da apreensão da droga e do avião foi encaminhada e apresentada na delegacia da PF em Araraquara.
Aeronave
Segundo Fernando Catalano, professor do curso de engenharia aeronáutica da USP de São Carlos, a aeronave interceptada é um bimotor Beechcraft Baron 58. Ainda não há informações sobre a identidade do dono dela.
Ela tem capacidade para transportar um piloto e cinco passageiros em viagens intermunicipais e interestaduais (rotas domésticas).
Foi projetada, desenvolvida e produzida em larga escala nos Estados Unidos a partir da década de 1970 pela então Beech Aircraft, atualmente Beechcraft Corporation.